sexta, 29 de março de 2024
X

Klabin mantém alto índice de mão de obra local no Projeto Puma

Quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Última Modificação: // | Visualizada 771 vezes

Desenvolvimento Regional


Ouvir matéria

80% do total dos trabalhadores contratados para o projeto da nova fábrica são do Paraná. Destes, 68% são de Telêmaco Borba, Ortigueira e Imbaú 

A Klabin vem mantendo na prática o compromisso de priorizar a contratação de mão de obra local para a construção da nova fábrica de celulose da empresa. Em setembro, 80% dos trabalhadores do Projeto Puma eram do Paraná. Destes, 68% eram de Ortigueira, Telêmaco Borba e Imbaú.

Rosimara Camargo Antunes, 27 anos, é uma entre os 769 alunos que se formaram em diversas áreas e já estão trabalhando na obra da Klabin. Rosimara é moradora de Ortigueira e vive com a filha de três anos no Jardim Alvorada. Há um ano, ela concluiu o curso de camareira. Agora está trabalhando no residencial que está sendo construído na cidade para abrigar os trabalhadores de outras regiões. “Quando soube que o Projeto Puma viria, pensei que poderia ter uma oportunidade de emprego e fui procurar uma maneira de me qualificar. Estou feliz por ter dado tudo certo e estar trabalhando no residencial”, comemora.

Os resultados positivos têm sido impulsionados pela proposta da Klabin de qualificar a mão de obra local por meio de parcerias com instituições como o Senai/Senac e a Faculdade de Telêmaco Borba (Fateb). Atualmente, os cursos técnicos do Pronatec estão com 16 turmas abertas, 595 vagas preenchidas e 99% de eficácia de captação de novos interessados.

“A captação de profissionais do Estado traz muitas vantagens para as empresas e para os trabalhadores, como a facilidade de adaptação e o fortalecimento da economia da região, sem falar no orgulho de ajudar na construção do maior investimento privado da história do Paraná”, afirma Sales Bueno, gerente de Gente & Gestão do Projeto Puma.

A construção da nova fábrica da Klabin também está incentivando as prefeituras a disponibilizar diversos tipos de cursos de capacitação para a população. Em Telêmaco Borba, por exemplo, a Secretaria Municipal do Trabalho e Indústria Convencional (SMTIC) lançou em outubro 11 cursos de gastronomia com aulas práticas em cozinha industrial. “A procura por cursos profissionalizantes tem sido frequente e a Secretaria tem encaminhado vários pedidos de abertura de novas vagas ao Pronatec.

Serviço

Para trabalhar nas obras do Projeto Puma, os interessados devem ir à Agência do Trabalhador do seu município e se cadastrar para as vagas abertas e para aquelas que devem abrir nos próximos meses.  Nas Agências do Trabalhador, o candidato receberá toda a orientação para o preenchimento do cadastro. É importante levar documentos pessoais como carteira de trabalho, RG e CPF.

Confira os endereços das Agências do Trabalhador:

Telêmaco Borba - AV. Paraná, 200 – centro. Tel.: (42) 3272-1331/ 3904-1651

Ortigueira - Rua São Paulo, 80. Tel.: (42)-3277-2082

Imbaú - Av. Ivo Jangada, 267 . Tel.: (42) 3278-1824

Quando vagas são abertas, os candidatos que estiverem dentro dos perfis são encaminhados às empresas contratantes para participar dos processos de seleção.

As informações e cursos oferecidos pelo Pronatec estão disponíveis em: www.spp.mec.gov.br/cadastro-online/meu-cadastro

Há também informações disponíveis na Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) (Em Telêmaco Borba fica na Avenida Samuel Klabin, 725 - telefone 3904-1560 - e-mail: smas@pmtb.pr.gov.br).

Fonte: Klabin S/A

 Galeria de Fotos

 Veja Também

Horário de Atendimento: Horário de Atendimento: De segunda á sexta-feira, das 08h00 ás 12h00 e 13h00 ás 17h00.
Av. Francisco Siqueira Kortz, 471 - São Cristóvão - 84250-000
0800 115 3131