Quarta-feira, 19 de junho de 2024
Última Modificação: 19/06/2024 09:38:57 | Visualizada 27 vezes
Ouvir matéria
A equipe do Programa Matas Sociais no Paraná iniciou a semana do Meio Ambiente com atividades no Projeto Bacia Escola, no município de Imbaú. A conservação dos recursos hídricos esteve no centro do debate com a comunidade.
Na segunda-feira, dia 03, o Programa Matas Sociais, em parceria com a Prefeitura Municipal de Imbaú e comunidade de Faxinal de São Pedro - que integra a Bacia Escola do Rio Saltinho - reuniram-se para a restauração de uma nascente de água em uma propriedade rural. Foram plantadas 150 mudas de árvores nativas, que foram doadas pela Apremavi através do Programa.
O objetivo da iniciativa Bacia Escola é o monitoramento do controle da vazão do Rio Saltinho, da carga de sedimentos e da turbidez da água. A bacia hídrica abastece a cidade de Imbaú e as comunidades próximas, como Faxinal de São Pedro e Charqueadinha. Lideranças de Imbaú participaram da atividade, com a secretária de Meio Ambiente, Naigler Cavalcante Jangada; o secretário de Agricultura, Jocelino Couto Ribeiro e a secretária de Desenvolvimento Urbano e Rural, Janaina Inglês da Luz.
Emílio André Ribas e Marcos José dos Santos, técnicos da Apremavi, apresentaram orientações para garantir o desenvolvimento das mudas. A manutenção e proteção da área é de responsabilidade dos proprietários, que receberão auxílio e orientação técnica do Matas Sociais para o sucesso da restauração.
As nascentes fornecem água limpa e fresca, essencial para as necessidades humanas e de todas as formas de vida. Elas alimentam rios e córregos, contribuindo para a biodiversidade e sustentando habitats naturais. Além disso, contribuem para o equilíbrio do ciclo da água, recarga de aquíferos e a manutenção de fluxos regulares em rios e riachos.
Autor: Emilio Ribas
Revisão de Texto: Vitor Lauro Zanelatto
Fotos: Secretaria de Comunicação Imbaú/PR