quinta, 28 de março de 2024
X

Brasil

Semana da Pátria

Quinta-feira, 06 de setembro de 2012

Última Modificação: // | Visualizada 290 vezes


Ouvir matéria

A INDEPENDÊNCIA DO BRASIL

Para entender como o processo histórico relativo à Independência do Brasil é compreendido na cultura histórica contemporânea brasileira deve-se considerar três fatores que estão intimamente relacionados: a invenção de uma tradição dos feriados nacionais e, portanto, em um mito de origem; a tradição popular de uma comunidade, como a presença de um passado encapsulado (inconsciente) na memória histórica dos brasileiros; e a cultura escolar. Esses estão relacionados à expressão de uma consciência histórica tradicional entre estes estudantes, professores e demais cidadãos neste país.

Pode-se afirmar, quanto à criação de tradições de feriado nacional e a constituição de uma tradição popular, que a Independência do Brasil, com os seus respectivos marcos históricos, (tais como o Grito da Independência; a memória do local onde se supõe que aconteceu o “grito” realizado por D. Pedro I e seus soldados, às margens do Ipiranga [referenciada inclusive na letra do Hino Nacional Brasileiro]; e as constantes comemorações ao dia 07 de setembro de 1822) permitiram a constituição de uma identidade nacional unificada entre os brasileiros.
Isso fica evidente quando se considera, no campo da cultura escolar, o modo como os autores dos livros didáticos de História abordam esse tema como uma verdade única pautada em uma interpretação de um processo inevitável e inquestionável: a constituição de um Império do Brasil independente de Portugal organizado em uma monarquia parlamentar pela dinastia portuguesa dos Bragança.

Associada a essa interpretação está o predomínio de imagens canônicas ligadas ao dia da Independência produzidas desde o século XIX, as quais ajudaram a sedimentar a ideia de libertação do povo brasileiro, no dia 7 de setembro de 1822. Um exemplo bem sucedido deste fenômeno está ligado à pintura a óleo Independência ou morte, de Pedro Américo, popularmente conhecida como O grito do Ipiranga, produzida em 1888, às vésperas da proclamação da república brasileira.

 

A Administração Municipal e as demais Secretarias estarão fechadas, devido o feriado nacional de 7 de setembro, ficará em funcionamento normal o atendimento nas Unidades de Saúde e a coleta seletiva do lixo.

Fonte: Prefeitura Municipal

 Galeria de Fotos

 Veja Também

Horário de Atendimento: Horário de Atendimento: De segunda á sexta-feira, das 08h00 ás 12h00 e 13h00 ás 17h00.
Av. Francisco Siqueira Kortz, 471 - São Cristóvão - 84250-000
0800 115 3131